Conheça a Fortaleza de Santa Cruz da Barra no seu tempo.

Conheça a Fortaleza de Santa Cruz da Barra no seu tempo.
Conheça a Fortaleza de Santa Cruz da Barra no seu tempo.

Conheça a Fortaleza de Santa Cruz da Barra no seu tempo.

Fortaleza de Santa Cruz, um passeio imperdível!

Niterói é uma cidade de muitos encantos e entre eles está a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, segundo ponto turístico mais visitado da cidade.

Localizada na boca da Baía de Guanabara, a Fortaleza de Santa Cruz recebe uma média de dois mil visitantes por mês.

O acesso é pela Estrada General Eurico Gaspar Dutra s/nº, no bairro de Jurujuba. O ideal é vir de carro pra curtir toda a beleza e a história do lugar com todo o conforto e sem pressa, ficando até o belíssimo pôr do sol, que acontece a partir das 17h.

Para aqueles que não têm carro próprio ou querem curtir um momento ainda mais especial, a boa é alugar um carro pra aproveitar ao máximo o passeio com toda liberdade. A dica é a Anasa Locadora, que tem lojas no Rio e Niterói e é uma ótima opção para todos os bolsos e gostos.

A Fortaleza de Santa Cruz oferece visitas guiadas por militares especialmente formados para a função, percorrendo 7.153 metros em uma verdadeira aula de história a céu aberto.

Edificada em 1612 e tombada pelo IPHAN, a fortificação foi a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara e do Porto do Rio de Janeiro durante os períodos de colônia e império brasileiro, impedindo invasões francesas e holandesas.

De arquitetura imponente e localização estratégica, a Fortaleza de Santa Cruz foi utilizada como presídio em diversos momentos da História do Brasil, detendo figuras ilustres como José Bonifácio de Andrade e Silva, Giuseppe Garibaldi, Bento Gonçalves, Euclides da Cunha, Luiz Carlos Prestes, Juscelino Kubitschek, Darcy Ribeiro e Miguel Arraes.

São muitas as lendas e histórias que envolvem as masmorras da Fortaleza de Santa Cruz, contadas durante a visita guiada de 1 hora por entre as muralhas e baterias de canhões formadas por pedras cortadas e esculpidas a mão e encaixadas uma a uma.

No percurso o visitante vai conhecer a Capela de Santa Bárbara, de pedra fundamental datada de 1612, os canhões dos séculos XVIII, XIX e XX – a maior coleção de canhões Withworth do mundo – e o Paiol Imperial, além de apreciar a belíssima vista para a Baía de Guanabara.

Um passeio pela história do Brasil com uma paisagem simplesmente deslumbrante. Leve sua câmera fotográfica e registre esse passeio inesquecível! 

Publicidade
NOSSAS LOJAS

Rio de Janeiro: Rua Londres, 416 - Bonsucesso, Rio de Janeiro
21 2290-5982 / 21 2564-2160

Niterói: Rua General Pereira da Silva, 254 - Icaraí, Niterói
21 2717-4565 / 21 2620-0796
FORMAS DE PAGAMENTO